sábado, 31 de outubro de 2009

Caule

Mofologia externa do caule
Caule tipo aquatico

Caule tipo rizoma


Caule tipo tronco



Caule tipo rastejante




Caule tipo estipe





Caule tipo Haste






Acima caule tipo colmo
















Figuras Acima Anatomia do caule





*Topicos explicativo sobre caule




Caule orgão condutor de seiva ( tanto bruta como elaborada ) e sustenta a capa das árvores . Possui gemas ( apical e axilar ) de onde brotam os nós , ramos , folhas e flores . Há o meristema , tecido responsável pelo crescimento do caule.
Anatomia do caule:
O caule das plantas vasculares completamente desenvolvido é um corpo sub- cilíndrico formado por camadas sucessivas de diferentes tecidos:
O córtex formado pela epiderme ( nas plantas jovens ) e pelo parênquima cortical ; ou
O súber nas plantas com crescimento secundário;
O câmbio vascular ( apenas nas plantas com crescimento secundário ) ;
O floema
O câmbio vascular ( apenas nas plantas com crescimento secundário ) ;
O xilema que , nas plantas com crescimento secundário , forma o lenho ; e a Medula , a camada
parênquimatosa central ( que , nas plantas com crescimento secundário , pode ter desaparecido ) .
Morfologia externa do caule:
Nó : região caulinar geralmente delgada de onde partem as folhas .
Entre-nó ou meritalo : região caulinar entre dois nós consecutivos .
Gema terminal / gema apical : Situa no ápice , constituídas por escamas , ponto vegetativo região meristemática , de forma foliosos , flores e promover crescimento . Há gemas nuas , isto
é sem escamas .
Gema lateral : de constituição semelhante á anterior e que pode produzir ramo folioso ou flor .
Situada na axila de folhas , chama-se também gema axiliar . Muitas vezes , permannece dormente , isto é , não se desenvolve .
Tipos de caule:
Caule áereos : São os caules mais comuns, que ficam expostos ao ar. Quando são fortes, maciços e erguem-se verticalmente e podem ramificar-se em muitos galhos, são chamados troncos. Os caules podem ser tipo estipe quando são únicos, sem ramificações, com folhas na ponta, como as palmeiras. Caules finos podem estender- se sobre o solo, como ocorre com a melancia e a abóbora, sendo chamados nesse caso estolho ou estolão. Os caules podem ainda ser do tipo trepador, quando se apóiam em outros vegetais suportes que encontrem, como as trepadeiras. Alguns caules desenvolvem gavinhas, que funcionam como ganchinhos como os quais eles se fixam em qualquer suporte que encontram. As gavinhas muitas vezes são folhas ou galhos modificados. O chuchu e a parreira são exemplos de plantas que possuem gavinha.

Caules aquáticos : podem estar dentro (submersos) ou fora (emersos) da água. No caso da vitória-régia, da bandeja, da água e da erva do bicho, o caule é fino e comprido, podendo medir até quatro metros. Os caule emersos possuem reservatórios de ar que facilitam a flutuação do vegetal é o que acontece, por exemplo com o aguapé.
Caules subterrâneos ou rizomas : localizam-se em baixo da terra. A batatinha ou a batata inglesa, o gengibre, o cará e a bananeira, por exemplo tem caules subterrâneos. Só é possível distinguir um rizoma de uma raiz terrestre porque os caules apresentam estruturas especiais de onde brotam as folhas.

Caule haste: flexivel comun em ervas e pequenos arbustos .
Caule colmo :é um tipo de caule encontrado nas gramíneas como: cana-de- açúcar, milho, arroz, bambu. É um tipo de caule em que nós e entrenós são bem visíveis, e podem ser ocos (bambu) ou cheios (cana-de-açúcar).
Caule volúvel : cresce enrolando-se em um suporte , que pode ser outro caule . Exemplos : uva , chuchu , maracujá .
Paineira : tronco lenhoso ramificado e resisistente comum em árvores e arbustos.
Caule estipe : é um caule de situação aérea e com ramos na parte superior. Cresce perpendicular ao solo e e geralmente sem ramificações. Possuem formato relativamente cilíndrico , de espessura maior que a dos colmos e folhas com somente uma ponta, o que pode ser observado nas palmeiras .
Caules rastejantes : crescem na horizontal junto ao solo, por isso, é chamado de rastejante exemplo melancia.
Caules trepadores : desenvolvem-se se firmando em alguma base.
Caule rizoma : cresce horizontalmente sob o solo , produsindo ramos aéreos ou folhas .
Caule bulbo : em geral subterrâneo, dotado de escamas carnosas e provido de uma ou mais gemas, cada uma das quais pode desenvolver-se numa planta adulta. Cebola e lírio, por exemplo, são plantas de bulbo.
Caule tubérculo : caule ou raiz grossa e carnosa que age como órgão de armazenamento. Algumas plantas de raízes tuberosas podem perdem as folhas e o caule no outono, enquanto o tubérculo armazena alimento para o novo crescimento na primavera seguinte. Ex.: begônia tuberosa. Às vezes os tubérculos são produzidos em hastes. Ex.: rosário. Pode-se dizer também que o tubérculo é uma formação de tendência globular, provida de uma reserva de nutrientes; a batata é um tubérculo típico, mas nem todos os tubérculos são subterrâneos. (Compare com bulbo, cormo e rizoma) .
Caule cladódio : é um tipo de modificação caulinar, típica de plantas xerófilas, de clima árido ou semi-árido. Ramos de caule modificados, com presença de clorofila e grande quantidade de água armazenada internamente, formam os cladódios. A ocorrência dessa especialização geralmente é acompanhada pela diferenciação das folhas em espinhos, protegendo o vegetal contra predadores e contra a perda de água. Devido à mudança das folhas, a fotossíntese e as trocas gasosas passam a ser realizadas pelo próprio caule. As cactáceas, conhecidas popularmente como cactos , possuem essa modificação caulinar.
Tipo de caule considerando - se o desenvolvimento da planta :
Erva : plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina(podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule lenhoso .
Plantas cujo caule não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.
Arbusto : todo vegetal do grupo das angiospermas dicotiledôneas lenhosas, que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte (abaixo de 6 m) em relação às árvores.
*QUESTIONARIO
1-- Como está dividido mofologicamente o caule ?
Nó , Entre-nó , gemater terminal ou gema apical , gema lateral.
2-- Qual as caracteristica do caule das plantas seguintes :
Erva : plantas de caule macio ou maleável , normalmente rasteiro , presença de lignina ,ou seja ,
sem caule lenhoso.
Arbusto : que se ramifica desde junto ao solo e tem menor porte ( abaixo de 6 m ) em relação ás árvores.
3-- Quais os tipos de caule ?
Tipo haste, colmo , estipe , rastejante , rizomo , bulbo , tuberculo , limeiro , aquatica , rizoma , cladódio .
4-- Cite uma planta que possuem determinado tipo de caule ?
Haste: feijão
Colmo: cana-de-áçucar
Àquatico: vitória -régia
Estipe: coqueiro
5--Qual a função principal do caule ?
Transporte de seiva bruta e elaborada da raiz áte as folhas
Componentes do grupo : Felipe Tavares
Francielly
Camila Maria
Gardenia
Keuvin
Duvidas ou critica envie um E-mail para :
Diariodabiologia@Gmail.com

Um comentário: